Catálogo: Marechal Duque de Caxias

 Home Catálogo /Marechal Duque de Caxias

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Monumental
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Marechal Duque de Caxias
    Data de Inauguração: Ago/1899
    Autor: Rodolfo Bernadelli
    Fundição/Atelier: Thiebot,Paris
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O monumento foi erguido, inicialmente na antiga praça Duque de Caxias, atualmente Largo do Machado, e inaugurado  em 15 de agosto de 1899. Quando se construiu o prédio do Ministério do Exército na Avenida Presidente Vargas providenciou-se um concurso público para a construção de um monumento à Duque de Caxias, Patrono do Exército, contudo a solução encontrada foi à transferência do monumento existente no Largo do Machado. Foi reinaugurado em um panteon em 30 de agosto de 1949.

    A estátua foi fundida nas oficinas Thiebot, em Paris.

    A obra apresenta Caxias, montando um cavalo, em uniforme de Marechal do Exército. tendo na mão direita um binóculo e está em atitude de observação.

    O Pantheon para onde foi deslocado a estátua de Caxias foi destinada a conservar os restos mortais do o Patrono do Exército Brasileiro. Foi construído numa área de cerca de 5.300m2,  externamente vestido de mármore. Na face posterior, fronteira ao jardim da praça, foi aplicado o Brasão de Duque de Caxias, em bronze. Na face anterior bem em frente ao portão do Ministério da Guerra, fica a porta de entrada em bronze  com as armas da República em bronze, assim como a palavra “Pantheon”. Por esta entrada tem-se acesso à cripta.  em forma circular, tem logo à entrada, lateralmente, dois painéis, uma homenagem ao Exército e outro a Marinha sendo toda revestida de mármore em  tons de rosa claro e verde. 



    Biografia:

    Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, nasceu em 25 de agosto de 1803 e faleceu em 7 de maio de 1880. Chamado de O Pacificador ou O Marechal de Ferro, foi um dos mais importantes militares e estadista do Império do Brasil. 


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç Duque de Caxias - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto traseira
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto frontal
    Desconhecido
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - 1949
    Revista da Semana
  • Foto histórica - 1949
    Revista da Semana


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais