Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Monolito
    Natureza: Artística
    Tipo: Monolito
    Material: Monolitico de concreto revestido com placa com pedra São Tome e placas com efigies em bronze

Dados do Monumento

  • Nome: Aos Hahnemannianos - Rodrigues Galhardo, Joaquim Murtinho, Licínio Cardoso, Braga e Costa e Dias da Cruz
    Data de Inauguração: Abr/1972
    Autor: Desconhecido
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O monumento foi erguido pelo Dr. David Castro numa iniciativa do Instituto Hahnemanniano do Brasil, em homenagem aos pioneiros. 

    Apoiada em uma base única ergue-se 5 ( cinco) pedestais. Em cada uma esta fixada a efigie do médico. Abaixo de cada placa tem-se a data do nascimento e falecimento de cada homenageado.


    Biografia:

    Em 23 de agosto de 1881, o Instituto encaminhou requerimento ao Governo Imperial solicitando a criação de duas cadeiras - clínica e matéria médica homeopáticas - na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro que foi negada alegando que a homeopatia não era um sistema médico científico. Vários homeopatas protestaram contra aquela decisão, destacando-se Joaquim Duarte Murtinho através de 34 artigos publicados no Jornal do Commercio. Pouco depois, entre 1882 e 1900, o Instituto manteve-se desarticulado e diminuiu suas atividades, chegando a ficar mais de três anos sem reunir os seus sócios.

     

    Em maio de 1883, na gestão do Conselheiro Saturnino Soares de Meirelles, foi instalada uma enfermaria homeopática na Sanata Casa de Misericordia  e pelo decreto nº 9.554 de 03/02/1886, do Regulamento do Serviço Sanitário do Império, as farmácias homeopáticas foram reconhecidas. 

    Em julho de 1900, Francisco de Menezes Dias da Cruz Filho convocou uma reunião do Instituto paraa a ampliação de novos sócios homeopatas. Entre estes, destacaram-se Licínio Athanásio Cardoso, Umberto Auletta, Pereira de Barros e Francisco Soares Pereira. 


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç Tobias Barreto - Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto traseira
    Vera Dias
  • Foto frontal
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais