Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Busto
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze

Dados do Monumento

  • Nome: Delfino dos Santos
    Data de Inauguração: Nov/1954
    Autor: Ruffo Fanucchi
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O monumento teve como na comissão para a sua construção os srs. Heitor Beltrão e Frederico Trotta. A iniciativa foi da União Autonomista Carioca do Movimento Libertador da Terra Carioca.

    A homenagem foi  retirada da praça Saens Pena  para as obras do Metrô em 1976, guardado no depósito da Fundação Parques e Jardins e recolocado em 1996.



    Biografia:

    Tomas Delfino dos Santos nasceu em 1860 no Rio de Janeiro e faleceu nesta mesma cidade em 1947. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, se tornou político sendo várias vezes deputado e senador.Filho de Luiz Delfino dos Santos, poeta e médico a quem Tomaz dedicou-se também a publicação de volumes sobre a produção do pai.



    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç. Saens Pena - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração
    Diário de Noticias
  • Foto frontal
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais