Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Estátua
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peças em bronze

Dados do Monumento

  • Nome: Imperatriz Leopolina
    Data de Inauguração: Mar/1997
    Autor: Edgar Duvivier
    Fundição/Atelier: Zani Fundição Artística E Metalúrgica Ltda.
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    Escultura em bronze em tamanho natural, reproduzindo a figura de D. Leopoldina acompanhada de seus filhos, primogênita D. Maria da Gloria, futura rainha de Portugal e o caçula,  de colo,que viria a suceder a seu pai, como imperador a D. Pedro II.

    O monumento foi uma iniciativa do Instituto Histórico e geográfico Brasileiro, que compos uma comissão, na linha de reverenciar vultos expressivos da trajetória do pais, no ano de comemoração dos 200 anos do nascimento da primeira imperatriz, esposa do príncipe D. Pedro. 

    Biografia:

    Carolina Josefa Leopoldina de Habsburgo-Lorena, depois conhecida como Maria Leopoldina, foi a esposa do imperador Pedro I. Nasceu em 22 de janeiro de 1797 na Austria. Faleceu em 11 de dezembro de 1826 no Paço de São Cristovão. Seus filhos são D. Pedro II do Brasil e Maria II de Portugal, representados no monumento.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Prq. Quinta da Boa Vista - São Cristovão - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto dos fundos
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais