Catálogo: Carlos Gomes na Cinelândia

 Home Catálogo /Carlos Gomes na Cinelândia

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Estátua
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze com pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Carlos Gomes na Cinelândia
    Data de Inauguração: Jan/1960
    Autor: Rodolfo Bernadelli
    Fundição/Atelier: Zani Fundição Artística e Metalúrgica Ltda
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    A estátua é réplica da existente em sua Cidade Natal, Campinas de Rodolfo Bernadelli. A obra foi custeada pela Secretaria de Viação e Obras da Prefeitura do Distrito Federal.

    Foi instalada em  frente ao Teatro Municipal, por sugestão do barítono Paulo Fortes, em se colocar em frente ao Teatro um  compositor brasileiro Carlos Gomes, no local aonde havia a estátua de Chopin, que retornou para a Praia Vermelha, o local original de sua homenagem. O monumento marcou o início da temporada lírica nacional de 1960. A estátua esteve durante 49 anos voltada para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No ano de 2009 por solicitação da direção do teatro à Prefeitura e aprovada pela Comissão de Obras de Artes da Secretaria Municipal de Cultura, a estátua foi transferida para lateral do teatro.


    Biografia:

    Antonio Carlos Gomes, nasceu em 11 de julho de 1836 e faleceu em 16 de setembro de 1896 em Belem. Foi um maestro e compositor brasileiro. Autor da ópera "O Guarani", inspirada na obra do mesmo nome, escrita por José de Alencar.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: R. Evaristo Veiga, 7 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto histórica - Publicada no periódico Renascença, revista mensal de letras, sciencias e artes
    Desconhecido
  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Foto histórica
    Desconhecido
  • Foto histórica
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais