Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Monolitico
    Natureza: Artística
    Tipo: Monolito
    Material: Peça em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: À Vieira Souto e Paulo de Frontin
    Data de Inauguração: Ago/1949
    Autor: Rodolfo Bernadelli
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    No centenário do nascimento de Vieira Souto, o Senado Federal, a Escola de Engenharia, o Clube de Engenharia, a Associação dos Antigos Alunos da Politécnica e a Prefeitura do Distrito Federal, inaugurou o monumento  nas proximidades do nº 46 da avenida que leva o nome.

    Em 1992, na reforma da urbanização da Av. Vieira Souto, o marco foi deslocado, para o canteiro central próximo ao Jardim de Ala.


    Biografia:

    Luiz Rafael Vieira Souto nasceu no Rio de Janeiro em 1849 e morreu em 1922. Foi um engenheiro e líder industrialista fluminense. Foi diretor da comissão para a construção do porto do Rio de Janeiro e diretor-geral da prefeitura da cidade. Foi catedrático de engenharia civil e professor-substituto de economia política da Escola Politécnica. 

    André Gustavo Paulo de Frontin, titulado Conde de Frontin  nasceu em 17 de setembro de 1860 e morreu no Rio de Janeiro em 15 de fevereiro de 1933. Foi politico e engenheiro. Foi senador, prefeito do antigo distrito federal e deputado federal. 


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Av. Vieira Souto - Leblon - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais