Catálogo: Almirante Saldanha da Gama

 Home Catálogo /Almirante Saldanha da Gama

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Monumental
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peças e alegorias em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Almirante Saldanha da Gama
    Data de Inauguração: Abr/1946
    Autor: Antonio Caringi
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento: Tombado pelo Município pelo Decreto 34 982
    Ano (tombamento): 2011


    Descrição:

    Composto por  pedestal de granito, com escadarias, de frente para o mar, há um golfinho e a proa de um navio na parte de trás. Possui um obelisco, tendo ao lado direito um baixo-relevo em bronze figurando o navio Riachuelo, e em cima uma figura de mulher que representa a sabedoria. Do lado esquerdo  outro baixo relevo o navio Paraíba e em cima outra figura feminina simboliza a Força.

    Na parte traseira do obelisco, foi esculpida uma frase de Rui Barbosa, uma roda de leme e o nome de Riachuelo. Entre o obelisco e a proa do navio, situa-se a  estatua de Saldanha da Gama, em uniforme de gala, apoiando suas mãos na espada, em cima no obelisco o seu brazao.

    O monumento foi erguido por ocasião do encerramento das solenidades comemorativas  dos 127 anos da Batalha do Riachuelo, pelo Ministério da Marinha. Foi inaugurado por dois guardas marinhas. Na base tem inscito as seguintes palavras de Rui Barbosa:" Heoir ddos herois, o organizador possivel da nossa Marinha, homem mais completa e o carater mais extraordinario que ja conheci".


    Biografia:

    Luís Filipe de Saldanha da Gama ou Almirante Saldanha da Gama, nasceu em Campo dos Goitacases em 7 de abril de 1846 e morreu em 24 de junho de 1895. Foi militar da Marinha do Brasil.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç. Saldanha da Gama - Leblon - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - cartão postal
    Desconhecido
  • Foto histórica - inauguração
    Diário de Noticias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais