Catálogo: Abrahan Medina

 Home Catálogo /Abrahan Medina

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Busto
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze com pedestal revestido de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Abrahan Medina
    Data de Inauguração: Jan/1996
    Autor:
    Fundição/Atelier: Porão d'Arte
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    A homenagem foi uma iniciativa de amigos e doado à Cidade, para lembrar o carioca entusiasta que promoveu e valorizou a cidade.

    Este busto tinha um óculos que foi roubado em 1999.


    Biografia:

    Abraham Medina nasceu em Belém - Pará, em 16 de dezembro de 1916 e faleceu em 20 de agosto de 1995 no Rio de Janeiro.Nascido em Belém, mudou-se para o Rio de Janeiro aos dois anos. Aos dez anos trabalhava como técnico de pianos, profissão que aprendeu com o pai. Seu começo empresarial foi com seu tio Samuel Garson, dono da Casa Garson, vendendo os rádios Capelinha que possuíam alto falante separado. Pouco depois abriu sua primeira loja Rei da Voz, na Avenida Gomes Freire, vendendo, consertando e reformando pianos, que era o instrumento da moda. A primeira loja de Samuel Garson é que foi na Rua Gomes Freire aonde consertava e reformava pianos. O Rei da Voz também foi uma S.A. cujo primeiro presidente foi Samuel Garson. O Rei da Voz começou suas atividades comerciais vendendo eletro domésticos e nunca chegou a ser a maior loja do gênero do Rio de Janeiro, posição esta ocupada pelo Ponto Frio. A trajetória de venda de eletrodomésticos em geral começou mais tarde, constituindo-se na maior rede de lojas do gênero do Rio de Janeiro, as lojas Rei da Voz. Naquele tempo, uma potência em recordes de vendas de discos, elétrofones ou eletrolas, e sendo uma das pioneiras na venda de geladeiras, artigos de luxo na época. Nos anos 1950, com intuito de promover mais vendas de eletrodomésticos, Abraham Medina, ainda diretor da Casa Garson, costumava associar a Casa Garson, para patrocinar o programa dominical na Rádio Nacional, do cantor Francisco Alves. Por esse auditório desfilavam vozes: Orlando Silva, Sílvio Caldas, etc. As lojas de Abraham Medina chamavam-se Rei da Voz em virtude da grande amizade que o unia a Francisco Alves, detentor do título de Rei da Voz Abraham Medina é pai de Roberto Medina, Rubem Medina e Ruy Medina.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Av. Atlântica - Copacabana - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais