Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Monumental
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em mármore de Carrara

Dados do Monumento

  • Nome: À Eça de Queiroz
    Data de Inauguração: Fev/1923
    Autor: Rodolfo Pinto Couto
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    Inaugurado em 1923 na Avenida Santos Dumont, foi posteriormente transferido para a Avenida Rui Barbosa, próximo à Praia de Botafogo . Finalmente, em 1982 passou para a localização atual, no canteiro central da Avenida Lauro Sodré. 

    O monumento nasceu da iniciativa de intelectuais e homens de letras do Brasil, com Coelho Neto à frente. 

     


    Biografia:

    José Maria de Eça de Queirós foi um importante romancista português do século XIX. Nasceu em 25 de novembro, de 1845, na cidade portuguesa de Póvoa de Varzim. Biografia resumida, vida artística e estilo literário Aos 16 anos de idade, foi estudar Direito na cidade de Coimbra. Seus primeiros trabalhos como escritor apareceram no Jornal Gazeta de Portugal. Trabalhou como administrador municipal no município de Leiria. Trabalhou também como cônsul de Portugal na Inglaterra. Esta época foi uma das mais produtivas de sua carreira. Foi discípulo do escritor francês Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influência literária. Eça de Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal. Abordou, em suas obras, diversos temas. Porém, podemos observar algumas características comuns em seus romances, como, por exemplo, abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor. Eça de Queiroz morreu na cidade de Paris em 1900. Suas obras foram traduzidas em várias línguas. É considerado até os dias de hoje como sendo um dos principais representantes do realismo português.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Av. Lauro Sodré - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - sem data
    Desconhecido
  • Foto histórica - inauguração
    Revista da Semana
  • Foto histórica - inauguração
    Revista da Semana


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais