Catálogo: À Paz, Ampulheta

 Home Catálogo /À Paz, Ampulheta

    Classificação:

    Categoria: Esculturas
    Tipologia: Escultura
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em concreto

Dados do Monumento

  • Nome: À Paz, Ampulheta
    Data de Inauguração: Jun/1992
    Autor: Siron Franco
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    Escultura em concreto armado em forma estilizada de ampulheta. Ao centro tem uma 4 caixas de vidro para a colocação de areia de vários paises. Na face superior existe uma abertura para colocar de terra de várias partes do mundo. Nas paredes do Monumento está gravado em baixo relevo no concreto as palavras “Paz Mundial” em 28 idiomas.

    Em 31 de março de 1992, iniciaram os entendimentos para a construção do Monumento a Paz, pela comunidade Bahia. O projeto arquitetonica, concebido pelo artista plástico Siron Franco, o  projeto de Arquitetura Paisagismo Venus S.Pezeshr e o projeto de estrutura foi da empresa Metodo Engenharia  Ltda e a construtora foi a Mendes Junior S.A. Assim o Monumento foi construído por iniciativa da Comunidade Bah’ia no Brasil, que custeou toda a obra, para o Forum Global da Conferência da ONU-ECO 92, uma recordação de sua importância mundial de uma declaração e de seu propósito.

    Paizes que depositaram amostra do solo até o ano de 1997; Antígua; França; Guatemala; Luxemburgo; Malta; Managua; Autralia; Austria; Bahamas; Benin; Bermudas; Bielorrussia; Bolívia; Bostswana; Brasil; Bulgária; Butã; Cambodja; Canadá; China; Chipre; Colômbia; Ilhas Cook; Costa Rica; Rep.da Coréia; Republica Democrática da Coréia; Croácia; Dinamarca; Dominica; Republica Dominicana; El Salvador; Equador; Republica Eslovaca; Espanha; Estados Unidos; da América; Etiópia; Fiji; Filipinas; Granada; Grécia; Quijana; Guiné Bissau, Holanda; Hungria; Índia; Irlanda; Islândia; Israel; Itália; Jamaica; Japão; Jordânia; Kiribate; Laos; Latvia Lesoto; Libéria; Liechtenstein; Malásia; Ilhas Marshall; Maurities; México; Miamar; Moldavia; Mongólia; Nepal; Nicarágua; Nigéria; Noruega; Nova Caledonia; Nova Zelândia; Nova Guiné; Paraguai; Peru; Polônia; Portugal; Quênia; Romênia; San Marino; São Vicente; e As Granadenas; SenegalSerra Leoa; Seychelles; Síria; Slovênia; Suazilândia; Suécia; Suriname; Tchecoslováquia, Tanzânia; Trinidad e Tobago; Turisia; Turquia; Tuvalu; Uguada; Ukrania; Vanatu; Zaire; Zâmbia; Zimbábue.

    Leia mais: http://ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com.br/2012/06/monumento-paz.html


    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç. XXII de Abril - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto histórica - Mr. Iradj Roberto Eghrari, cerimônia para depositar amostras de solo de 26 nações, setembro de 2000.
    Desconhecido
  • Foto histórica - reinauguração apos restauração, 2012
    Vera Dias
  • Foto histórica - reinauguração da restauração, 2000
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais