Catálogo: Navegador Russo - Faddei Bellingshausen

 Home Catálogo /Navegador Russo - Faddei Bellingshausen

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Estatua
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze

Dados do Monumento

  • Nome: Navegador Russo - Faddei Bellingshausen
    Data de Inauguração: Set/2021
    Autor: Alexey Leonov
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O monumento foi doado para a Cidade do Rio de Janeiro pelo Instituto Bering-Bellingshausen, com o intuito de divulgar o feito do navegante russo, que esteve no porto da Cidade em 1820.


    Biografia:

    Faddei Bellingshausen (1778 – 1852) foi o explorador e navegador russo que serviu como oficial da Marinha Imperial da Rússia e comandou a Primeira Expedição Antarctica Russa a circumnavegar o globo. Durante esta expedição Bellingshausen veio a ser a primeira pessoa a avistar o continente Antártico, em 28 de janeiro de 1820.

    No âmbito da Primeira Expedição Antarctica Russa, os navios de Faddei Bellingshausen e Mikhail Lazarev chegaram ao Rio de Janeiro em 2 de novembro de 1819. A tripulação da Primeira Expedição Antarctica Russa foi recebida pelo Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves Dom João VI. Este gesto simbolizou o grande interesse na expedição antártica russa pelo Trono Real.
    Em 2020, a Rússia, o mundo todo, inclusive o Brasil, comemora amplamente o 200o aniversário da descoberta da Antártica pelos marinheiros russos Faddei Bellingshausen e Mikhail Lazarev que no âmbito da Primeira Expedição Antarctica Russa em 1820 nos navios “Vostok” e “Mirniy” foram os primeiros a explorar a Antártica.

    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: R. Alimirante Silvio de Noronha - Pier de Pedra - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Desconhecido
  • Foto detalhe
    Desconhecido
  • Foto histórica - inauguração
    Desconhecido


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais