Catálogo: Marco do Caminho de Santiago

 Home Catálogo /Marco do Caminho de Santiago

    Classificação:

    Categoria: Marcos e Obeliscos
    Tipologia: Marco
    Natureza: Infra estrutura urbana
    Tipo: Marco
    Material: Bloco de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Marco do Caminho de Santiago
    Data de Inauguração: Out/2019
    Autor: Desconhecido
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O marco foi uma iniciativa do consulado da Espanha em homenagem, aos milhares de peregrinos brasileiros que visitam a cidade da Galícia.

    É semelhante aos que existem ao longo do Caminho de Santiago. Para orientar os peregrinos, os monólitos trazem setas que apontam o caminho e indicam a distância até o destino final. No Rio, não será diferente: a peça tem uma inscrição "8.138 km", representando a quilometragem em linha reta do Arpoador a Santiago. Nos anos 80, o Cura do Cebreiro, um lugar icônico de Santiago, estava cansado de ver os peregrinos se perderem por falta de indicação. Então, ele juntou um grupo de voluntários para demarcar o caminho e indicar com setas. Ele pediu a tinta a uma empresa que estava pintando as estradas e, por isso, a cor das setas e conchas que marcam o caminho é o amarelo.

     


    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Largo do Millor - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • foto lateral
    Vera Dias
  • Foto histórica, instalação
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais