Catálogo: Cazuza

 Home Catálogo /Cazuza

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Estatua
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze com estrutura de metal

Dados do Monumento

  • Nome: Cazuza
    Data de Inauguração: Mar/1992
    Autor: Christina Motta e Helio Peregrino
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    Em 12 de março de 1992 foi inaugurada a praça com o chafariz em homenagem a Cazuza. Era composto por sete beija-flores que foram retirados em 2013 devido a corrosão e por um realejo, que tocava a música "Beija Flor", e funcionava com o correr da água sobre ele. O realejo devido a vandalismo foi retirado em 2000. Do conjunto inicial permaneceu somente um pedestal que passou nos últimos anos a jorrar a água no centro. Em outubro de 2016 o pedestal foi demolido.

    Por solicitação de Lucinha Araujo, a Prefeitura realizou a estátua de Cazuza, pela da escultora Christina Motta e instalou sobre a antiga casa de máquina, bem como retornou os sete beija flores de Helio Peregrino, revitalizando o espaço.


    Biografia:

    Agenor de Miranda Araújo Neto, conhecido como Cazuza nasceu no Rio de Janeiro em 4 de abril de 1958 e faleceu em7 de julho de 1990. Foi cantor, compositor, poeta,  letrista e vocalista da Banda Barão Vermelho.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Espaço Cazuza - Leblon - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Desconhecido
  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração
    AGNEWS
  • Foto histórica - inauguração
    AGNEWS


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais