Catálogo: Ponte de Job de Alcântara

 Home Catálogo /Ponte de Job de Alcântara

    Classificação:

    Categoria: Obras públicas
    Tipologia: Ponte
    Natureza: Infra estrutura urbana
    Tipo: Ponte
    Material: Blocos de granito e argamassa

Dados do Monumento

  • Nome: Ponte de Job de Alcântara
    Data de Inauguração: Jan/1865
    Autor: Job de Alcântara
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento: Tombamento Federal pelo processo 0762-T-65, inscrito no livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico inscrição 042
    Ano (tombamento): 1967


    Descrição:

    O monumento está incluído nessa relação devido o convênio de Gestão Compartilhada do Parque Nacional da Tijuca entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o IBAMA desde 22 de março de 2001.

    Ponte histórica remodelada na gestão de Raymundo de Castro Maya em 1944. 

    Em frente à Cascatinha, situa-se uma bela ponte de pedras, em formato de arco romano, construída por Job Justino de Alcântara, em 1860, e que veio a substituir outra ponte de pedras, da época do Conde Gestas. Foi remodelada na gestão castro Maya.

    Na Cascatinha, Taunay e o engenheiro Joel de Alcântara construíram uma ponte de pedra, e melhorariam a velha estrada, a estrada das cangalhas, terra, que da a atual rua Conde de Bonfim levava ao Alto (uma estrada onde D. Pedro I descobrira uma fonte de águas férreas e a Imperatriz Leopoldina fazia suas pesquisas de botânica). A Ponte está sendo abordada historicamente no projeto de restauração arquitetônica. 


    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Estrada da Cascatinha - Setor Floresta da Tijuca - Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Desconhecido
  • Foto histórica - Klumb, Revert Henry 1860
    Arquivo Nacional
  • Foto histórica - Klumb, Revert Henry 1860
    Arquivo Nacional


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais