Catálogo: Cristo Redentor

 Home Catálogo /Cristo Redentor

    Classificação:

    Categoria: Esculturas
    Tipologia: Escultura
    Natureza: Artística/Religiosa
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em concreto revestida por pedra portuguesa

Dados do Monumento

  • Nome: Cristo Redentor
    Data de Inauguração: Out/1931
    Autor: Heitor da Silva Costa e Paul Landowski
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Sacra
    Tombamento: Tombamento Federal pelo processo 0762-T-65, inscrito no livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico inscrição 042 e pelo Municipio pelo Decreto 34574 de 10 de outubro de 2011.
    Ano (tombamento): 1967


    Descrição:

    O monumento está iincluído nessa relação devido o convênio de Gestão Compartilhada do Parque Nacional da Tijuca entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o IBAMA desde 22 de março de 2001.

    O Cristo Redentor foi a realização de uma idéia, oriunda de meados do século XIX, de se construir uma estátua monumental do Cristo no pináculo do Corcovado. Por iniciativa do Círculo Católico do Rio de Janeiro, em 1920, teve início o movimento de coleta de assinaturas e doações que possibilitaram a obra. Entre vários projetos, foi escolhido o da estátua com a figura do Cristo de braços abertos e  preconizada por Heitor da Silva Costa. A escultura foi então encomendada ao grande escultor francês Paul Landowski, que recebeu a ajuda, na elaboração do rosto, do seu colaborador romeno  Gheorghe Leonida, sendo os cálculos realizados por Albert Caquot, o maior engenheiro francês de sua geração. Um molde da estátua em escala reduzida e os moldes em tamanho natural da cabeça e das mãos foram então enviados para o Rio de Janeiro. Em estilo Art Déco, a estátua com estrutura de perfis metálicos e argamassa armada revestida por um mosaico de pedra sabão, tem 30 metros de altura, 28 metros de largura, alem dos oito metros do pedestal, pesando, 635 toneladas. Durante a cerimônia de inauguração, os holofotes que iluminavam a estátua foram acionados, de Roma, por Guglielmo Marconi. Em 2007, em votação internacional, o Cristo Redentor foi eleito uma das novas Sete Maravilhas do Mundo.

     



    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Est. do Corcovado - Setor Serra da Carioca - Parque Nacional da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Desconhecido
  • Foto frontal
    Desconhecido
  • Foto histórica
    Desconhecido
  • Foto histórica - inauguração
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração
    Iba Mendes
  • Foto histórica - inauguração
    Desconhecido
  • Foto histórica - inauguração
    Augusto Malta
  • Foto histórica - inauguração
    Desconhecido


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais