Catálogo: Lima Barreto na Ilha do Governador

 Home Catálogo /Lima Barreto na Ilha do Governador

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Busto
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Lima Barreto na Ilha do Governador
    Data de Inauguração: Jan/1935
    Autor: Francisco Andrade
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    A homenagem  registra o local onde viveu. 

    Para homenagear o romancista carioca, um grupo de artistas e intelectuais, encabeçados por Agripino Grieco, Guttaman Bicho, Phocion Serpa e Jordão de Oliveira, resolveram erguer um busto. A praça da Freguesia foi o local escolhido, Definindo o local, discutiu – se a posição em que ficaria. Sugeriu-se de frente para a Igreja Nossa Senhora da Ajuda. Possibilidade que foi rapidamente descartada: o escritor não era religioso. Ironicamente, talvez de fronte dos botequins . Enfim, optou-se pelo mar. pois a escolha agradaria em cheio a Lima Barreto, pois numa de suas frases  afirma:  “Pouco olho o céu, quase nunca lua, mas sempre o mar”.

    Leia mais: http://ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com.br/2011/03/lima-barreto-dupla-homenagem-no-rio-de.html


    Biografia:

    Afonso Henriques de Lima Barreto, conhecido por Lima Barreto, nasceu em 13 de maio de 1881 no Rio de Janeiro e faleceu em 1 de novembro de 1922 na mesma cidade. Foi  jornalista, contribuinte para alguns periódicos anarquistas do início do século XX, e um dos mais importantes escritores. É considerado um dos exemplos do modernismo carioca. 



    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç Calcuta - Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto histórica - 1951
    Desconhecido


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais