Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Obras públicas
    Tipologia: Canhão
    Natureza: Infra estrutura náutica
    Tipo: Construção
    Material: Peça em ferro fundido e bronze

Dados do Monumento

  • Nome: Canhão da Ponta do Tiro
    Data de Inauguração:
    Autor: Desconhecido
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O canhão foi instalado por iniciativa do Major Dias Jacaré, atendendo um pedido da filha, que era professora primária e queria que os alunos das escolas da Ilha tivessem onde comemorar as datas cívicas, na década de 1920. Em frente ao canhão foi colocado um mastro para o hasteamento da bandeira nacional durante as solenidades.

    É uma canhão wuitworth 32 libras modelo de 1864, usado no Brasil de 1824 ate 1922. Muitos deles foram usados na defesa da cidade do Rio de Janeiro na revolta da armada (1894 /95). 


    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Praia das Pintangueiras - Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais