Catálogo:

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Efígie
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Monolitico de concreto com placa de bronze

Dados do Monumento

  • Nome: À Augusto Motta
    Data de Inauguração: Set/1996
    Autor: Desconhecido
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    A homenagem ao professor e educador, foi doada pelo Rotary Club Leopoldinense e inaugurado na reforma da praça promovida pelo Rio Cidade Bonsucesso.


    Biografia:

    Augusto Medeiros da Motta nasceu em 29/3/1933 no Rio de Janeiro e faleceu em 31 de agosto de 1966. Foi um grande educador leopoldinense inicialmente funcionava um curso de preparação para a Escola Naval e, dessa época, conserva – se até hoje como símbolo do estabelecimento a ancora que lembra a Marinha Brasileira. Mais tarde, foram criados os cursos; primário, administração, Comercial Básico (antigo propedêutico, assim denominado em 1962) e técnico em contabilidade, neste mesmo ano foi também criado o curso cientifico. Foi criada, no ano de 1968, a Escola Normal Luso Carioca, pela sua atual Diretora Prof. Augusta de Motta Morais, Surge em 1969, a SUAM (Universitária Augusta Motta0) abrangendo vários departamentos das áreas de ciência humanas, sociais, econômicas, administrativas. Atualmente, o Colégio de Aplicação Luso Carioca é uma concretização do pensamento do Dr. Bezerra de Menezes (Patrono do Colégio) O Professor Motta, como era chamado pela, maioria dos companheiros e por alguns de seus alunos ou contemporâneos de escolas de “ Senhor “ iniciava uma valiosa contribuição a presidência ao integrar a comissão Indicadora, ao seguir, orientava a confecção dos planos seus alunos ou contemporâneos de escola de senhor iniciava sua valiosa contribuição a presidência, ao integrar a comissão Indicadora, ao seguir, orientava a confecção dos planos de ação a escolha das comissões figurando sempre no conselho e nas comissões mais importantes. Quando ainda estudante, foi relator chefe do Jornal “Esporte Suburbano “ em Madureira, Bangu, e N.S. do Amparo (Caçadora). Era Membro da UEB (união dos Escoteiros do Brasil). O Professor Augusto Medeiros da Motta viveu desde 1930, na Zona da Leopoldina fez parte de todas as campanhas Organizadas em Prol do engrandecimento de Leopoldina, foi diretora de várias instituições como o Bonsucesso Futebol Clube. Fonte: Biblioteca da SUAM.



    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Lg Augusto Motta - Bonsucesso - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto frontal
    Jaime Acioli
  • Foto detalhe
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais