Catálogo: Pedro Ernesto

 Home Catálogo /Pedro Ernesto

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Busto
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Pedro Ernesto
    Data de Inauguração: Nov/1953
    Autor: Benevenuto Berna
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    A homenagem em bronze  foi uma  iniciativa da Sociedade Beneficente dos Engenheiros Municipais.

     


    Biografia:

    Médico, iniciou seus estudos universitários na Bahia e concluiu-os no Rio de Janeiro, em 1908. Fixou-se, então, nessa cidade, onde alcançou grande reputação como cirurgião. Em 1924, voltou a participar de articulações contra o governo federal e, por conta disso, chegou a ser preso por alguns dias. Nos anos seguintes, enquanto a Coluna Prestes percorria o interior do Brasil em campanha contra o governo de Artur Bernardes, Pedro Ernesto fazia da casa de saúde de sua propriedade no Rio de Janeiro refúgio e ponto de encontro dos revolucionários.

    No Governo de Getulio Vargas em 1930, foi nomeado diretor da Assistência Hospitalar do Distrito Federal. Em 1931,  foi nomeado por Vargas interventor no Distrito Federal. Como interventor federal e, posteriormente como prefeito, marcou seu governo por uma atenção especial às áreas de saúde e educação, essa última dirigida pelo educador Anísio Teixeira. Faleceu no Rio de Janeiro, em 1942.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Av, 28 de Setembro - Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto histórico - inauguração
    Arquivo Nacional
  • Pedro Ernesto
    Arquivo Nacional


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais