Catálogo: Pedro I

 Home Catálogo /Pedro I

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Monumental
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Estatua equestre com alegorias e pedestal em bronze

Dados do Monumento

  • Nome: Pedro I
    Data de Inauguração: Mar/1862
    Autor: Louis Rochet do desenho de João Maximiniano Mafra
    Fundição/Atelier: Louis Rochet, Paris.
    Propriedade: Pública
    Tombamento: Tombado pelo INEPAC em 26/09/1978 pelo processo E-03/016.509/78 e federal pelo IPHAN nº1-173-t-85.
    Ano (tombamento): 1978


    Descrição:

    Esse é o primeiro monumento construído no Brasil, idealizado para as  comemorações os 50 anos da 1º Constituição Brasileira. Trata-se de um monumento de gratidão do povo brasileiro ao Imperador  D. Pedro.

    O pedestal é de 3,30 metros até o alto da cantaria; 6,40 até o alto da cornija, e 6 metros a estatua e seu plinto. O peso total do bronze é de 55 toneladas, sendo 28 todo o pesdestal e 12 t. a estatua equestre e 10 tonedas os dois grupos grandes e 5 os dois grupos pequenos.

    O Monumento está cercado por um gradil de ferro fundido em forma ortogonal que entre círculos se encontra a coroa  imperial com a legenda  D. Pedro I. Em cada ângulo do gradil, se encontra uma coluna um lampião. O gradil não existia quando o monumento foi inaugurado, pois só em 1865 foi colocado. A pavimentação entre o gradil e o monumento é de mármore, sendo o pedestal em granito cinza  não polido, também na forma ortogonal, e o monumento é de bronze. Nas suas faces principais, abaixo da estátua de D. Pedro l, encontram-se quatro alegorias que simbolizamos rios. Amazonas, Paraná, Madeira  e São Francisco. A alegoria do São Francisco é representado por um índio sentado perto de um tamanduá bandeira e uma capivara. O rio Madeira mostra um índio com arco  flecha em atitude de disparar, próximo a uma tartaruga, uma ave e peixe.O rio Amazonas é representado por uma índia com uma criança ás costas dominado, e uma índio com os  pés  sobre um jacaré, e uma arara.  O rio Paraná tem como alegoria um  índio segurando uma flecha e uma índia tocando.

    Na parte superior da face principal estão as armas do Império e a seguinte inscrição: A D. Pedro l, Gratidão dos Brasileiros. Nas faces laterais, as armas bragantinas vigiadas por dragões. A estátua mostra D. Pedro I montado a cavalo, apresentando na sua mão direito o auto de Independência do Brasil. 

    Leia mais:


    Biografia:

    Dom Pedro I,nasceu em 12 de outubro de 1798 em Portugal e faleceu em 24 de setembro de 1834.  Foi chamado de Libertador, foi o fundador e primeiro monarca do Império do Brasil. Como Rei Dom Pedro IV, reinou brevemente em Portugal, onde também ficou conhecido como o Rei Soldado.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç. Tiradentes - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Fotos histórica - inauguração
    Biblioteca Nacional
  • Foto histórica - inauguração
    Biblioteca Nacional
  • Foto histórica - inauguração
    Biblioteca Nacional


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais