Catálogo: Pasteur

 Home Catálogo /Pasteur

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Busto
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze com pedestal de mármore

Dados do Monumento

  • Nome: Pasteur
    Data de Inauguração: Jun/1925
    Autor: Heitor da Silva Costa
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    Homenagem realizada pelo engenheiro arquiteto Heitor da Silva Costa, com a colaboração do Professor Gronchi. Foi inaugurado em 1925 no começo da averinda de mesmo nome e transferida para essa praça ao lado da antiga Escola de Medicina em agosto de 1947. Foi realizado por iniciativa da Sociedade de Medicina e Cirurgia. Na inauguração estavam presentes o Ministro das Relações Exteriores e o Emabixador da Franaça.

    A herma ( meio corpo) de Pasteur, o representa pensativo em busca da solução do problema da raiva, no simbolismo de um cão, que emerge da base do pedestal. 

    Biografia:

    Louis Pasteur nasceu em Dole em 27 de dezembro de 1822 e morreu em 28 de setembro de 1895. Foi um medico e cientista. Suas descobertas foram importantes para a medicina. É lembrado pelas descobertas e prevenções de doenças, uma das mais notaveis é a da criação da vacina contra a raiva. 



    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç. Medalha Milagrosa - Urca - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - pedra fundamental 1923
    Desconhecido
  • Foto histórica - inauguração
    Revista Fon Fon
  • Foto histórica - inauguração
    Revista Fon Fon


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais