Catálogo: Chopin

 Home Catálogo /Chopin

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Estátua
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze e pedestal de concreto

Dados do Monumento

  • Nome: Chopin
    Data de Inauguração: Set/1944
    Autor: Augusto Zamoysky
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O monumento foi inaugurado na Praia Vermelha em 1944.  Em 1950 foi transferido para a Praça Floriano  permanecendo ai por nove anos. Foi novamente removido em 30 de junho de 1959, para o local de origem.

    O monumento foi uma iniciativa do professor Aloísio de Castro e da Associação dos Poloneses do Rio de Janeiro, em desagravo à destruição da estátua de Chopin, em Varsóvia, pelas tropas alemãs invasoras , no quinto aniversário da deflagração da Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polonia. Foi doado pela colônia polonesa ao Brasil. Trata-se de uma estatua em bronze, sobre pedestal cúbico, representado o compositor de pé com expressão pensativa, chamdo pelos polonose "Estatua da Saudade"


    Biografia:

    Frédéric François Chopin nasceu em 1 de março de 1810 em Paris e morreu em 17 de outubro de 1849. Foi um pianista e compositor. Muito conhecido como um dos maiores compositores para piano. 


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Praia Vermelha - Urca - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração
    Revista O Malho
  • Foto histórica - inauguração
    Revista O Malho


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais