Catálogo: Marechal Floriano Peixoto

 Home Catálogo /Marechal Floriano Peixoto

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Monumental
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça e alegorias em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Marechal Floriano Peixoto
    Data de Inauguração: Abr/1910
    Autor: Eduardo de Sá
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento: INEPAC pelo Decreto E-18/000.165/89
    Ano (tombamento): 1989


    Descrição:

    O Monumento foi executado para exaltar a nacionalidade brasileira e sua formação, com grupos alegoricos lembrando os  indígenas, os portugueses, os negros e a presença católica no Brasil. Foi erguido por subscrição popular.

    Nas laterias do grande pedestal vê-se um grupo representando os silvícolas (quadro Inspirado no canto VI do “Y-Juca-Pirama”, poema dos “Timbiras”, de Gonçalves Dias). Em outra face está esculpida uma alegoria da conquista portuguesa, com um grupo em que domina o lendário Caramuru. Depois, o período da catequese, simbolizado pelo padre Anchieta. E, finalmente, um conjunto representando a colaboração étnica da raça africana, inspirado em uma passagem do poema “Cachoeira de Paulo Afonso”, de Castro Alves. No topo do monumento  encontra-se uma figura de mulher, exprimindo a Paz e o Amor e um  grupo principal  constituído pelo Marechal Floriano Peixoto, com espada em punho. As figuras de  Tiradentes, Jose Bonifácio e Benjamim Constant, que surgem da bandeira da República. Na base as grandes datas da nossa história – 1500, 1822, 1888 e 1889 estão gravadas  e no plano inferior, as seguintes legendas – “A sã política é filha da moral e da razão” – “O amor por principio e a ordem por base; o progresso por fim” – “Libertas quae sera tamen” – “A bem amada Pátria, a gratidão de seus filhos. Inaugurada. em 21 de Abril de 1910”.

    A placa de inauguração em bronze foi furtada em agosto de 2018.

    http://ashistoriasdosmonumentosdorio.blogspot.com.br/2017/09/floriano-peixoto-o-primeiro-monumento.html


    Biografia:

    Floriano Vieira Peixoto  nasceu em 30 de abril de 1839 e faleceu em 29 de junho de 1895. Foi um militar e político. Primeiro vice governador e segundo presidente do Brasil. Foi denominado  Marechal de Ferro e Consolidador da República. 



    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Pç. Marechal Floriano - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Desconhecido
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração
    Revista Fon Fon
  • Foto histórica - inauguração
    Revista Fon Fon
  • Foto histórica - inauguração
    Revista Fon Fon
  • Foto histórica
    A. Ribeiro


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais