Catálogo: Francisco Braga no Passeio Público

 Home Catálogo /Francisco Braga no Passeio Público

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Busto
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze com pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Francisco Braga no Passeio Público
    Data de Inauguração: Nov/1952
    Autor: Paulo Mazzucchelli
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O monumento a Francisco Braga foi inaugurado na esquina das ruas Siqueira Campos com Henrique Oswaldo . Foi uma iniciativa do Departamento de Educação e com as palavras do prefeito João Vital e do escritor Alvaro Moreyra, em nome dos amigos do homenageado.

    Em 9 de dezembro de 1952, a peça foi furtada e mais tarde reposta no Passeio Paublico, voltado para a Escola Nacional de Música, na Rua do Passeio.

    A peça foi furtada em abril de 2016.


    Biografia:

    Antonio Francisco Braga nasceu no Rio de Janeiro em 15 de abril de 1868 e faleceu nessa cidade em  14 de março de 1945.  Compôs todos os gêneros de música, religiosa e profana, para vozes e instrumento. Entre suas composições se destaca  “Hino à Bandeira”que tem a letras de Olavo Bilac.

    Presidente perpétuo da Sociedade Pró-Música e fundador do Sindicato dos Músicos, Francisco Braga foi escolhido como Patrono da Cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Música. 

     


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Prq. Passeio Público - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto lateral
    Vera Dias
  • Foto histórica, 1952
    desconhecido
  • Foto sem o busto.
    Revista da Semana


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais