Catálogo: Pequeno Jornaleiro - depósito

 Home Catálogo /Pequeno Jornaleiro - depósito

    Classificação:

    Categoria: Esculturas
    Tipologia: Escultura
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze com pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Pequeno Jornaleiro - depósito
    Data de Inauguração: Jun/1933
    Autor: Fritz, Anisio Oscar Mota
    Fundição/Atelier: Zani Fundição Artística E Metalúrgica Ltda.
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    Obra do caricaturista Fritz, pseudônimo de Anísio Oscar Mota homenageando os garotos que vendiam jornais pelas ruas do Rio. Iniciativa do jornal A Noite, foi inaugurada na confluência das ruas Ouvidor e Miguel Couto junto à Av.Rio Branco. Em 1996 escultura foi transferida durante o Projeto Rio Cidade, para a Rua Sete de Setembro. 

    Consta que a estátua representa o menino José Bento de Carvalho, que aos dez anos, percorria as ruas vendendo jornais. Cantava o dia inteiro, e era famoso pela facilidade com que subia nos bondes e atravessava as ruas da cidade, a apregoar, aos gritos, as manchetes do dia.

    Em 11 de janeiro de 2016 a escultura do Pequeno Jornaleiro foi retirada da Rua Sete de Setembro e transferida para o Parque Noronha Santos, por causa das obras do VLT.  O historiador Luciano Magno,  lidera uma campanha para que a escultura do artista Fritz (1895-1969) volte ao seu lugar de origem, na calçada da Av. Rio Branco esquina com a Rua do Ouvidor. Ontem, Eduardo Paes, que tem consciência da importância do monumento, foi lacônico: “Depois da obra voltamos com ela.”

    Com o meu afastamento da Gerencia de Monumentos e Chafarizes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em  18 de maio de 2017, me eximo a partir de então da responsabilidade pela guarda dessa obra.


    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Prq. Noronha Santos - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • foto frontal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração
    Careta
  • Foto histórica - inauguração
    Careta
  • Foto histórica - inauguração
    Careta


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais