Catálogo: Relógio do Largo da Carioca

 Home Catálogo /Relógio do Largo da Carioca

    Classificação:

    Categoria: Obras públicas
    Tipologia: Relógio
    Natureza: Infra estrutura urbana
    Tipo: Relógio
    Material: Peça em ferro fundido e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Relógio do Largo da Carioca
    Data de Inauguração: Jun/1909
    Autor: Desconhecido
    Fundição/Atelier: Fundição Brasileira de Ferro e Bronze Kobler e Cia.
    Propriedade: Pública
    Tombamento: Tombado pelo INEPAC pelo Decreto E 03/012.189/81.
    Ano (tombamento): 1983


    Descrição:

    Originariamente era um lampadário da Cidade.  Composto de uma base de cantaria circular, que sustenta um conjunto alegórico, formado por outra base circular em ferro fundido, que apóia três figuras femininas aladas, que representam o Comércio, a Industria e a Navegação.  Em 1947, o lampadário recebeu uma adaptação, sendo removida as luminárias superiores e instalado o relógio. As três luminárias de cobre inferiores foram mantidas e na base circular foi instalada a máquina do relógio. O relógio tem quatro faces quadradas, da marca “Norma”. Em cada face tem um fundo circular, onde estão os números e ponteiros em ferro fundido e moldura de vidro. Finalizando a caixa há uma pequena ponteira de ferro. 

    Em 1999, o relógio foi restaurado pela Prefeitura, com recurso do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social. A máquina original do relógio foi instalado um equipamento mecatrônico, o corrilhão foi adaptado pelo relojoeiro João Carlos Loureiro Gama. O relógio passou a marcar as horas, por toques de sino, com interpretação do repertório clássico e popular.

     


    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Lg. Largo da Carioca - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frotal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - 1909
    Revista O Malho


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais