Catálogo: Guaritas do Campo de Santana

 Home Catálogo /Guaritas do Campo de Santana

    Classificação:

    Categoria: Obras públicas
    Tipologia: Construção
    Natureza: Infra estrutura urbana
    Tipo: Construção
    Material: Madeira

Dados do Monumento

  • Nome: Guaritas do Campo de Santana
    Data de Inauguração: Jan/1906
    Autor: Desconhecido
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento: Bem tombado pelo INEPAC pelo processo 03/300.166/66, e Decreto “E” 2072 e pelo IPHAN em 01de agosto de 2012 pelo processo nº 13888- T-92 processo nº 01450.004811/2008-18.
    Ano (tombamento): 1968


    Descrição:

    São quatro guaritas, todas próximas aos portões de ferro que dão acesso ao interior do parque. As construções tem cobertura de em placas de amianto retangulares imitando pedras de ardósia. Tem 4 colunas de ferro fundido, de base circula, com relevos na decoração. As paredes tem fechamentos de madeira com venezianas, pintadas na cor verde, na base em blocos de granito. 

    São poucos os registros da instalação da Guaritas do Campo de Santana,  sendo uma foto de Malta de 1906, a primeira imagem dessa construção. Na foto verifica a mesma estrutura atual sem o fechamento com venezianas, deixando livre o espaço para observação e os guardas desprotegidos no caso de intempéries.

    No acervo do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, foi encontrado um projeto da Inspetoria da Matas, Jardins, Arborização, Caça e Pesca, para  a construção de um abrigo para guardas com estrutura muito semelhante do existente no Campo de Santana. As diferenças entre ambos são: o telhado do projeto é em quatro águas, sem os detalhes decorativos de hoje; o fechamento superior parece ser um detalhe vazado; o fechamento inferior possui pequenas diferenças em relação ao existente. Este projeto era de Archimedes Jose da Silva de 1905, integrante do projeto de remodelação da Cidade pelo prefeito Pereira Passos.


    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Prq. Campo de Santana - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais