Catálogo: Aristides Caire

 Home Catálogo /Aristides Caire

    Classificação:

    Categoria: Personalidades - estátuas e bustos
    Tipologia: Busto
    Natureza: Artística
    Tipo: Escultura
    Material: Peça em bronze e pedestal de granito

Dados do Monumento

  • Nome: Aristides Caire
    Data de Inauguração: Dez/1968
    Autor: Tito Bernucci
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento:
    Ano (tombamento):


    Descrição:

    O Busto foi oferecido pelo Colégio Aristides Caire. A inauguração ocorreu com discurso da Deputada Velinda Mauricio da Fonseca que recordou a obra do benemérito cidadão que tantos serviços prestou a coletividade no Rio. A família do homenageado foi representada pelo ex-prefeito do Distrito Federal , o Sr. Henrique Dodsworth.

    Participarão da solenidade representante de entidades e moradores do Méier e numerosa personalidades, entre elas o Professor Mourão Filho, diretor do Colégio Aristides Caire e estudantes do estabelecimento desfilaram em homenagem ao seu patrono.Em seu discurso Henrique Dodsworth acentuou sua extraordinária atuação como medico e político.  Acrescentou que Aristides Caire foi um político prestigioso e um dos mais fieis partidários de Paulo de Fronte, chefe da Aliança Republicana.Assinalou que ele só exerceu mandato parlamentar para evitar dissensões entre correligionários, pois todos o preferiam para desfrutar cargo eletivo.

    O busto foi furtado em 15 de setembro  de 2015.


    Biografia:

    Filho do medico Felipe Aristides Caire, o homenageado nasceu no dia 29 de abril de 1879, em Itaocara, revelando desde cedo o supremo ideal de amor à humanidade. Ate os 11 anos,  viveu e estudou em sua terra natal, transferindo com sua família para o Rio de Janeiro, onde completou os estudos primários no colégio São Luiz e os preparatórios no Externato Aquino e no Ginásio Nacional, hoje colégio Pedro II. Em seguida, escolhendo a carreira de seu pai e impulsionado pelo seu exemplo ingressou na Escola de Medicina do Rio de Janeiro, em 1898,  ali se diplomou com uma tese aprovada com distinção que versou sobre o tema Polinevrites.

    Foi interno e assistente do Professor Rocha Faria que de certa feita, a ele se referindo, disse: “Jamais vi uma capacidade diagnostica tão grande”. O Dr. Aristides Caire faleceu aos 45 anos de idade a 10 de junho de 1924.


    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Jardim do Meier - Meier - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Vera Dias
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração
    Jornal Correio da Manhã


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais