Catálogo: Obelisco da Avenida Rio Branco

 Home Catálogo /Obelisco da Avenida Rio Branco

    Classificação:

    Categoria: Marcos e Obeliscos
    Tipologia: Obelisco
    Natureza: Artística
    Tipo: Marco
    Material: Peça em granito

Dados do Monumento

  • Nome: Obelisco da Avenida Rio Branco
    Data de Inauguração: Nov/1906
    Autor: A.Zanuzzi & Cia
    Fundição/Atelier:
    Propriedade: Pública
    Tombamento: Tombado pelo INEPAC pelo Decreto 18/001.919/2005
    Ano (tombamento): 2006


    Descrição:

    Obelisco circular de granito extraído do Morro da Viúva, com 28 toneladas para comemorar da abertura da Avenida Rio Branco, iniciada em 8 de março de 1904 e concluído na data de inauguração do marco, dia 14 de novembro de 1906.

    O projeto foi organizado no escritório tecnico da Comissão Construtora da Avenida Central, cujo chefe era o Dr. Paulo de Frontim e executado pelos Srs A. Januzzi & Irmãos, tendo como engenheiro de acompanhamento o Dr. Le Cocq.

    O Monumento tem cinco  blocos,  com dimensões e  decoração distintas, todos em pedra, coincidentes com o principal material utilizado nas construções novas da Avenida.  O primeiro  forma os degraus que o elevam.  O segundo a base, o terceiro com cerca de 2m foi destinado à colocação de placas de bronze de identificação do Monumento.  O quarto possui elementos decorativos típicos das construções ecléticas  O quinto bloco com 10 metros  finalizado por uma pirâmide.

     

     


    Biografia:
    * Fontes dos dados (ver bibliografia)

Sua Localização

Endereço: Av. Rio Branco - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Ampliar o mapa

Mais Fotos

  • Foto frontal
    Desconhecido
  • Foto detalhe
    Vera Dias
  • Foto histórica - inauguração
    Careta


Quem sou eu

Vera Dias Sou natural da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e nasci em 1956. Meus primeiros passos rumo à formação profissional ocorreram em 1974, ao me matricular no curso Técnico de Edificações do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Daí segui para a formação de arquiteta, me graduando em 1981 pelas Faculdades Integradas Silva e Souza. Em 1988, ao terminar a pós-graduação em Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), me candidatei a uma das 150 vagas abertas no primeiro concurso públ...


Leia mais